Depois de alguns meses registrando baixas taxas de voos e passageiros, o setor aéreo continua se recuperando e ajudando a retomar o turismo no país.
Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mostram que, em em comparação com o período de abril até novembro do ano passado, o número de passageiros que circulam nos aeroportos aumentou mais de 11 vezes, de 838,4 mil saltou para 9,83 milhões.
O Aeroporto Internacional do Recife é um exemplo dessa recuperação: o número de passageiros passou de 63.506 para 859.913, um aumento de 1.200%, segundo a empresa responsável pela operação do aeroporto.
Em novembro do ano passado, o Ministério do Turismo lançou o movimento Retomada do Turismo.
Trata-se de uma aliança nacional para acelerar a retomada do setor de forma responsável e segura, que reúne 32 instituições do poder público, iniciativa privada, terceiro setor e Sistema S, coordenados pelo Ministério do Turismo, cujo objetivo do é reduzir os efeitos negativos da pandemia causados ao setor.
Para tanto, está sendo desenvolvida uma série de ações e programas, que vão desde o fortalecimento da concessão de linhas de crédito para capitalizar empresas do setor e preservar empregos, até obras de melhoria da infraestrutura de destinos turísticos.